Páginas

domingo, 25 de março de 2012

O que é ISSUU?



Nesta revolução do papel digitalizado, já exposto nos textos anteriores, à demanda na rede de programas e sistemas que servem de plataforma para a disponibilização do material é diverso. Dentro deste universo, além da existência de aplicativos pagos, mais rebuscados, utilizado principalmente pelos grandes jornais impressos para seu sistema de assinaturas on-line, existem plataformas gratuitas que servem de depósito virtual.

Uma destas empresas na internet que servem de biblioteca de acervo do papel digital de revistas, jornais, folders, cartazes, cartilhas é o ISSUU. O site é em inglês, mas é de fácil manuseio e existem publicações de todas as partes do mundo. A plataforma é apoiada pela Sunstone Capital e seus escritórios ficam em Nova York e Copenhague. Os arquivos, na plataforma, têm suas privações: além de só comportar formatos DOC, PDF, ODT e apresentações de PowerPoint, podem ter um limite de até 500 páginas e um tamanho de 100MB. Entretanto, um usuário, que precisa se cadastrar para postar documentos, podem enviar a quantidade de arquivos que quiser.

"O Issuu, serviço de publicação de livros e revistas na internet, tem como principal vantagem a sua interface, que se aproxima do estilo de folhear uma revista. As páginas são abertas em par, mantendo também, em muitos casos, os objetivos de design do criador do conteúdo. Além disso, ao passar o mouse na parte inferior das páginas, é possível visualizar pequenas amostras das folhas anteriores e das próximas, o que agiliza a localização visual do conteúdo. Outro ponto forte está na organização dos livros e revistas adquiridos pelo usuário, que são mostrados em estantes, com um visual bastante estiloso". (COSTA, Eric. INFO Exame)

# Como publicar no ISSUU?



Segundo o texto institucional do site, a sua missão é:

"Capacitar os indivíduos, empresas e instituições para publicar os seus documentos em todas as plataformas digitais. Issuu é a plataforma de publicação de crescimento mais rápido digital do mundo, mas também um local de destino muito popular onde as pessoas estão se envolvendo com as melhores publicações da web e onde os editores constroem a sua visibilidade. Muitos profissionais optam por Issuu Pro com potência de publicação adicional". (About ISSUU)

O sistema ISSUU oferece o upload de arquivos e acesso gratuitos, mas existem recursos pagos que oferecem mais aplicativos e serviços que o sistema de graça. As plataformas do papel digital são, basicamente, os programas “impalpáveis” (software) que com qualquer tentativa de agarrá-los com as mãos fracassa (FLUSSER, Vilém: 2007). O ISSUU é um software que contribui com os conceitos de Flusser a respeito da virtualização dos objetos e o desenvolvimento das não-coisas. A substituição do livro, o impresso fetiche para as páginas digitais em rede que neste caso temo enfoque nos periódicos (jornais, revistas e catálogos). Além da disponibilização via browser dos computadores e notebooks, há também para smartphones e IPhone.

Issuu Mobile for iPhone and iPod Touch from Issuu.com on Vimeo.


No campo jornalístico, o ISSUU serve, inclusive, para a propagação de trabalhos com formatos de impressos, mas que não vão às gráficas. Podem facilitar a construção de um jornal ou uma revista que circulam somente no meio on-line.

Como exemplo, a faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia é uma instituição de ensino jornalístico que utiliza constantemente os serviços de visualização do ISSUU. Utilizamos os trabalhos da FACOM como exemplo de demonstração das publicações.

FACOM NEWS – 2010.2

JORNAL DA FACOM – 2011.2

REVISTA LUPA – Edição 7

Referências:
ABOUT ISSUU. Disponível em: < http://issuu.com/about > Acesso em: 25 de mar. de 2012
COSTA, Eric. Avaliação INFO. Disponível em:
< http://www.info.abril.com.br/downloads/webware/issuu > Acesso em: 25 de mar. de 2012
FLUSSER, Vilém. O mundo codificado: por uma filosofia da comunicação. São Paul: Cosac Naif, 2007.
Vídeos: You Tube

Nenhum comentário:

Postar um comentário